Blog

Aprenda a programar com desafio 100 dias de Código

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Já que você entrou aqui trago verdades: Em 100 dias você não vai se tornar uma excelente programadora, mas é tempo suficiente para você conhecer um pouco da área, ter imersão com programação e isso pode fazer uma grande diferença na sua vida.

E se você já programa em alguma linguagem, esses 100 dias pode ser uma ótima oportunidade para aprofundar, tirar um projeto da gaveta ou aprender algo novo (uma linguagem, framework ou biblioteca).

Programar é algo meio abstrato no começo. Mas, se você começar vai perceber que código também é uma forma de se expressar no mundo. E as mulheres são minoria quando se trata de expressar através da tecnologia.

Apenas 17%* das pessoas brasileiras que programam são mulheres. Há uma série de dificuldades para mulheres conhecer, entrar ou permanecer na área de tecnologia e ciência, principalmente por conta do machismo e sexismo enraizado na sociedade.

Em 2016, dados do IBGE apontaram que a proporção de mulheres conectadas à internet foi maior que a de homens: 65,5% delas tinham conexão, enquanto eles 63,8%. Fica a questão: Quantas dessas mulheres sabem como a internet funciona e tem habilidade de programar?

Apesar de sermos maioria com acesso a internet, isso ainda não reflete de forma proporcional no acesso ao conhecimento e participação na produção tecnológica. Há uma lacuna que precisa ser resolvida.

Os 100 dias de código(#100DaysOfCode) é uma iniciativa para criar hábito de programar e para que pessoas desenvolvedoras de software aprimorem habilidades. E pode ser mais que isso: Uma ponte e um esforço conjunto para mudar a longo prazo a realidade de exclusão das mulheres.

Nosso chamado é para que façamos dessa iniciativa algo a mais: Estimular mulheres a aprender a programar.  

 

Como você pode participar?  

 

  • Separe uma hora por dia para aprender a programar.
  • Sugerimos que você adote o currículo do freeCodeCamp e aprenda a programar para web. O que isso significa? Você vai aprender as linguagens base (HTML, CSS e JavaScript) e tecnologias que são utilizadas para criar as interfaces dos sites que você navega na internet.  E em pouco tempo você poderá criar seu próprio site pessoal, blog, portfólio, sistema.
  • O freeCodeCamp é uma plataforma gratuita onde você aprende programação web com a mão na massa. Cada lição tem a explicação teórica e ao lado uma parte prática, com correção em tempo real. É uma ótima ferramenta de aprendizagem. Se você não sabe inglês recomendamos que utilize o Google Tradutor, só não desista de aprender.  
  • Documente sua aprendizagem diária. Anote o que você aprende por dia. Isso é importante para você e também para formalizar um compromisso público de aprendizagem com esse desafio. Uma forma simples é criar uma conta no twitter, utilizar as hastags #100DaysOfCode #100DiasDeCodigo #CodandoJuntas  e compartilhe o que você aprendeu no dia.  

 

E ai? Desafio aceito?  

 

Se você chegou até aqui e aceitou participar do desafio: PARABÉNS!!!!!

 

E se foi por influência dessa publicação ficamos ainda mais feliz e adoraríamos saber que te ajudamos de alguma maneira.

Utilize a hastag #Inspiradanos100diasdecodigo e compartilhe que você aceitou o desafio #100DaysOfCode #100DiasDeCodigo #CodandoJuntas

Já temos algumas mulheres #Inspiradanos100diasdecodigo e criamos um grupo do Whatsapp para nos apoiar durante o desafio.

Se quiser entrar nos avisa que te adicionamos =D

 

* Esse número foi apresentado no evento "Por um Planeta 50-50 em 2030: Mais Mulheres e Meninas na Ciência & Tecnologia", realizado em fevereiro pela Serasa Experian, UNESCO​ e ONU Mulheres.

 



Lidiane Monteiro

Fundadora e Desenvolvedora do InspirAda na Computação. Desenvolvedora de Software e Graduanda em Lic. em Computação na UFRPE. Participa das comunidades PyLadies e Django Girls. Joga CS 1.6/Go e Mãe do cachorro Teddy.

 

 

© 2016 InspirAda na Computação. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com Software Livre <3

Search